MPT investiga denúncias de pressão política contra trabalhadores no Piauí
Órgão recebeu 14 novas denúncias antes do segundo turno e passou a investigar 24 casos.
O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) recebeu 14 novas denúncias de assédio eleitoral antes do segundo turno das eleições, marcado para domingo (25). Com os novos registros, o total chegou a 24, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23). Até o primeiro turno, haviam sido contabilizadas 10 denúncias.
Os relatos envolvem empresas e órgãos públicos de Teresina, Parnaíba, Picos, São Gonçalo do Gurguéia, Paulistana, Barras, Matias Olímpio e Sebastião Leal. Entre as situações denunciadas estão possíveis pressões de empregadores para que funcionários apoiem determinados candidatos e escalas de trabalho que poderiam dificultar o comparecimento às urnas.
Com o aumento das denúncias, o MPT intensificou o regime de plantão e informou que poderá realizar inspeções surpresa durante o fim de semana eleitoral. Segundo o procurador do trabalho Igor Costa, empregadores não podem obrigar funcionários a participar de atos de campanha nem usar a posição hierárquica para influenciar suas escolhas políticas.
Como denunciar: trabalhadores podem registrar denúncias pelo site do MPT, pelo telefone (86) 3214-7500 ou pelo WhatsApp (86) 99544-7488. Também é possível procurar atendimento presencial nas unidades do órgão em Teresina, Picos e Bom Jesus.
