Correio News

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Anatel cria novas regras para combater golpes por SMS no Brasil

Novas regras obrigam operadoras a identificar empresas responsáveis pelas mensagens.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quarta-feira (4) novas regras para aumentar a segurança dos usuários de telefonia móvel e dificultar golpes aplicados por mensagens de texto (SMS). As medidas obrigam as operadoras a bloquear mensagens enviadas por códigos que não estejam registrados.

A determinação vale para o serviço de SMS A2P, utilizado por empresas para enviar mensagens automáticas aos consumidores, como avisos, confirmações e códigos de autenticação. Nesse sistema, o remetente aparece por meio de um código curto, geralmente formado por poucos números, em vez de um telefone convencional.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilCelular.
Celular.

Pelas novas regras, cada código curto deverá ser utilizado exclusivamente por uma única empresa, sem possibilidade de compartilhamento. As operadoras também terão de criar e manter um diretório centralizado, com consulta pública, para identificar as pessoas jurídicas responsáveis pelo envio das mensagens.

As prestadoras de telefonia móvel terão até 90 dias para implementar as medidas. A expectativa é aumentar a rastreabilidade dos SMS e dificultar o uso de códigos falsos ou não identificados em tentativas de fraude contra consumidores.

Comente