Hipertensão atinge 28,3% de crianças e adolescentes no Brasil, aponta estudo
Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia avaliou 6.092 jovens.
A hipertensão atinge 28,3% das crianças e dos adolescentes de até 18 anos no Brasil, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O levantamento também identificou pré-hipertensão em 11,6% dos participantes. Os dados fazem parte do projeto Brasil Coração Saudável, que avaliou 6.092 estudantes de 38 escolas entre junho e outubro de 2026.
A prevalência foi maior entre meninos de 15 a 18 anos, grupo em que 40,7% apresentaram hipertensão. Entre os meninos com menos de sete anos, o índice chegou a 39,1%. O estudo foi realizado em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
O excesso de peso também foi identificado entre os participantes: 19,5% tinham sobrepeso e 13,6%, obesidade. Entre os jovens com obesidade, a proporção de hipertensão chegou a 48,4%. Nos participantes obesos de 15 a 18 anos, o índice foi de 60,5%.
Segundo o cardiologista Álvaro Avezum, membro da SBC e coordenador do projeto, a redução da atividade física, a alimentação inadequada e hábitos associados ao aumento do estresse podem contribuir para elevar o risco cardiovascular. O especialista alerta que esses fatores, combinados, podem favorecer o desenvolvimento de obesidade e hipertensão arterial.
O levantamento também identificou hábitos relacionados ao sedentarismo: 59% dos participantes passam mais de três horas por dia diante de telas, enquanto 66% praticam apenas de uma a duas horas de atividade física por semana. A pesquisa aponta ainda que 93% fazem exercícios na escola. Entre os dispositivos mais utilizados estão o celular, citado por 86%, e a televisão, por 80% dos entrevistados.