Anvisa determina apreensão de canetas emagrecedoras e outros produtos vendidos pela internet

Medida atinge itens com tirzepatida e retatrutida comercializados sem regularização sanitária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de produtos vendidos em sites brasileiros, incluindo canetas com tirzepatida e retatrutida, substâncias associadas a tratamentos para perda de peso. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, proíbe a fabricação, importação, distribuição, divulgação e utilização dos itens abrangidos pela resolução.

Entre os produtos citados estão apresentações de retatrutida e tirzepatida comercializadas nos sites Zyntrashop, ZPHC Store e Peptídeos do Brasil, além do Retagen 40 mg, vendido pela página Oxygen K.W. Pharma Brasil. A agência também determinou medidas contra produtos da linha Liberty Pharma, incluindo itens com NAD+, retatrutida, tirzepatida e GHK-Cu.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Anvisa determina apreensão de canetas emagrecedoras e outros produtos vendidos pela internet.

Segundo a Anvisa, a retatrutida ainda não possui registro sanitário em nenhum país, e sua comercialização sem comprovação de qualidade, segurança e eficácia representa risco à população. A agência alerta que produtos sem regularização não devem ser utilizados.

A resolução também abrange produtos da empresa Cris Barden Naturopatia Ltda., anunciados com alegações de ação antifúngica, antimicrobiana, anti-inflamatória, desintoxicação e fortalecimento da imunidade, entre outras. A lista inclui kits detox, carvão ativado vegetal, ouro coloidal e prata coloidal, produtos que, segundo a agência, não possuem registro, notificação ou cadastro sanitário exigido para as finalidades divulgadas.

Leia também